Portugueses sem restrições no acesso ao medicamento durante a pandemia – Notícias


O “Movimento Saúde em Dia – Não Mascare a sua Saúde” apresentou os resultados de um inquérito para auscultar a opinião e perceções dos portugueses sobre o acesso aos cuidados de saúde neste tempo de pandemia. Mais de metade dos inquiridos considera que a pandemia dificultou o acesso aos cuidados de saúde, mas a quase totalidade dos participantes declarou não ter tipo qualquer tido de limitação no acesso à medicação.

Os dados do capítulo referente ao acesso ao medicamento, referem que 60% dos doentes crónicos que tomam medicamentos dispensados na farmácia hospitalar receberam a sua medicação em casa ou na farmácia comunitária que habitualmente lhes presta assistência.

Este novo serviço articulado entre farmacêuticos hospitalares e comunitários é altamente elogiado pelos doentes crónicos, com 83% dos inquiridos a considerar positivo ou extremamente positivo e 76% a defender a sua continuação mesmo após o período pandémico.

O estudo foi realizado pela GfK Metrics para o Movimento promovido pela Ordem dos Médicos e Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares.

Responderam ao inquérito mais de 1.000 pessoas maiores de 18 anos, residentes em Portugal Continental.

Link da fonte

Scroll to Top