Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Logo SPMS

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas – SPMS

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebra o seu 4.º aniversário e 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa.

Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado resposta a uma necessidade dos cidadãos surdos, ao estabelecer o contacto com o intérprete de Língua Gestual Portuguesa, que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.

O acesso à Linha SNS 24 pode ainda ser utilizado para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e a pessoa surda nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Os serviços prestados seguem parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso ao Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE), também disponível na app SNS 24, bem como aos Serviços Informativos e Administrativos, que possibilitam aceder a informações e apoios, por exemplo, marcação de consultas nos cuidados de saúde primários e submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, entre outros.

Criada em plena pandemia, a plataforma de videochamada do SNS 24 é promotora da inclusão e da equidade e tem garantido um serviço acessível e fundamental para a autonomia e para a qualidade de vida das pessoas surdas enquanto cidadãos de pleno direito.

Para Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, “a plataforma de videochamada vem democratizar o acesso ao SNS, ao não deixar que ninguém fique para trás. É, por isso, um serviço de que nos orgulhamos e que é para continuar”.

Link da fonte

Scroll to Top