Paulo Gonçalves é o novo Provedor dos utentes dos serviços farmacêuticos – Notícias


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) concluiu o processo de designação dos novos órgãos sociais da instituição, resultantes da última revisão do seu Estatuto, em vigor desde 1 de março. Esta sexta-feira, dia 5 julho, tomou posse o primeiro Provedor dos Destinatários dos Serviços prestados por farmacêuticos, cargo designado pelo Bastonário, sob proposta do Conselho de Supervisão, ouvida a Direção Nacional da OF.

Paulo Gonçalves é o atual presidente da RD-Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal, e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM). Assume o cargo de Provedor dos Destinatários dos Serviços até à realização do próximo ato eleitoral para os órgãos sociais da OF, no início do próximo ano civil.

“Fico extramente honrado com o convite que me foi dirigido pelo senhor Bastonário. Embora seja um novo cargo na OF, como em todas as restantes Ordens Profissionais, estou ciente da responsabilidade e da importância destas novas funções. Quero acreditar que a minha experiência em projetos e associações representantes de pessoas que vivem com doença pode ser muito útil para incluir a perspetiva da sociedade sobre os serviços prestados pelos farmacêuticos nas suas múltiplas áreas de atividade”, disse o novo Provedor após o ato de posse.

Ainda no âmbito da revisão do Estatuto da OF, encontram-se também já em funções os membros do novo Conselho de Supervisão da OF, cuja composição integra também o Provedor dos Destinatários dos Serviços.

O novo Conselho de Supervisão é agora composto por seis farmacêuticos membros efetivos da Ordem – Isabel Abreu, Jorge Gonçalves, José Feio, Maria da Luz Sequeira, Maria Rocha e Rui Medeiros – e seis membros individuais não inscritos na OF, oriundos de estabelecimentos de ensino superior que lecionam o grau académico que confere o acesso à profissão farmacêutica – Agostinho Almeida, António Jesus, Carlos Ascenso, Liliana Bernardino, Pedro Coelho e Pedro Góis. A presidência do Conselho de Supervisão fica a cargo da professora e investigadora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, Liliana Bernardino.

A revisão do Estatuto da OF determinou ainda a inclusão de novos membros externos nos conselhos jurisdicionais nacional e regionais. O Conselho Jurisdicional Nacional integra agora os novos membros externos Alexandre Guedes da Silva e Carla Barbosa. Para o Conselho Jurisdicional do Norte foram designados como membros externos Vera Costa e Carla Moutinho. No Conselho Jurisdicional do Centro tomaram posse Teresa Oliveira e Hernâni Carriço e o Conselho Jurisdicional do Sul e Regiões Autónomas integra agora Maria Ralha e Joana Camilo.

Com a revisão dos seus Estatutos, as Ordens Profissionais enfrentam uma profunda alteração ao modelo de autorregulação profissional. A partir de agora, a OF e as demais Ordens Profissionais passam a integrar membros externos, não farmacêuticos, nos seus órgãos sociais: o Provedor dos Destinatários dos Serviços; no Conselho de Supervisão, com seis farmacêuticos, seis docentes não farmacêuticos e três personalidades de reconhecido mérito, não farmacêuticos; e nos Conselhos Jurisdicionais, com dois membros externos em cada Conselho.

Link da fonte

Scroll to Top