Outubro é o Mês da Cibersegurança e todos temos um papel a desempenhar  – SPMS

Outubro é reconhecido internacionalmente, desde 2004, como o Mês da Sensibilização para a Cibersegurança. A SPMS destaca, este ano, a Ciberconsciência em Prática.  

O Mês da Cibersegurança é uma iniciativa que começou nos EUA e rapidamente ganhou dimensão global, tendo como objetivo promover boas práticas de segurança digital entre cidadãos, empresas e organizações. 

Para a SPMS, o tema deste ano é Ciberconsciência em Prática. Num mundo cada vez mais digital, proteger a informação e os dispositivos já não é uma opção, mas sim uma responsabilidade partilhada por todos e um papel que temos de desempenhar no dia a dia. 

Ação de especialização em cibersegurança arranca dia 2 de outubro 

No âmbito da cibersegurança, arranca em formato e-learning, no próximo dia 2 de outubro, o curso “Especialização em Cibersegurança para profissionais TIC da saúde”, destinado a colaboradores de entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de outras entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde que desempenham funções nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). 

Num ambiente onde os dados sensíveis são dos ativos mais valiosos, os profissionais de TIC assumem um papel central na proteção dos sistemas de informação e na mitigação de riscos digitais.  

A sofisticação crescente dos ataques, alimentada por técnicas avançadas de engenharia social, exploração de vulnerabilidades e, mais recentemente, pelo uso de ferramentas potenciadas por inteligência artificial, exige um reforço contínuo do conhecimento técnico. Preparar as equipas para identificar, responder e antecipar estas ameaças é, atualmente, mais crítico do que nunca. 

Este curso visa atualizar, aprofundar e reforçar competências em cibersegurança no contexto da Saúde, dotando os profissionais de TIC de ferramentas e conhecimentos que lhes permitam antecipar, detetar e responder eficazmente a ameaças cibernéticas. 

Inscreva-se em Digital Learning – Especialização em Cibersegurança para profissionais TIC da saúde 

Link da fonte

Scroll to Top