Foi lançada a campanha europeia “Os medicamentos não são rebuçados”, uma iniciativa coordenada pelo grupo de Chefes das Autoridades de Medicamentos (HMA) cujo objetivo é sensibilizar os cidadãos para a utilização responsável de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM), como analgésicos, sprays nasais, antiácidos ou xaropes para a tosse. Embora acessíveis sem prescrição, estes medicamentos não estão isentos de riscos, sendo essencial seguir corretamente as indicações de utilização.
A mensagem central desta campanha apela à leitura atenta do folheto informativo, a seguir a duração recomendada do tratamento e à consulta de um profissional de saúde quando os sintomas persistem. Nesta vertente, os farmacêuticos assumem especial relevância enquanto profissionais de proximidade, com competências para esclarecer dúvidas, aconselhar sobre o uso correto dos medicamentos e encaminhar os utentes para outros níveis de cuidados, sempre que necessário.
Ao dar a conhecer esta campanha, a Ordem dos Farmacêuticos sublinha a importância do contributo dos farmacêuticos para promover a literacia em saúde e reforçar a segurança no uso de medicamentos pela população.
Consulte aqui a campanha europeia completa «Os medicamentos não são rebuçados» na plataforma digital do Infarmed..