Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Ordem reúne estudantes de Portugal e Moçambique – Notícias


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) promoveu uma reunião entre a Associação Moçambicana de Estudantes de Farmácia (AMEF) e a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) para promover sinergias entre as duas organizações. Embora tenham interesses e objetivos comuns, os contextos geográficos e culturais em que se inserem fazem com que enfrentem desafios também eles distintos.

A reunião foi promovida pelo Departamento de Relações Internacionais da OF, no dia 10 de maio, criando assim uma oportunidade para troca de experiências e promoção da cooperação internacional entre os estudantes de Ciências Farmacêuticas de Moçambique e Portugal.

Atualmente com sede em Nampula, a AMEF foi criada em 2020, com o apoio da APEF. Apesar da sua história ainda curta, tem sido muito proativa no desenvolvimento de campanhas de intervenção na comunidade para educação sobre o uso indiscriminado e venda ilegal de medicamentos. Além disso, já realizou um webinar sobre tuberculose, em parceria com a sua congénere no Quénia, e participou num projeto de cooperação com a Universidade do Porto sobre investigação em plantas medicinais.

Em contraste, a APEF conta já com 25 anos de história e uma experiência associativa bastante consolidada. O seu programa de atividades inclui campanhas de saúde pública, produção de documentos e referenciais sobre o ensino de Ciências Farmacêuticas em Portugal, cursos online, participação em fóruns e congressos ou realização de estágios e intercâmbios.

Esta reunião, promovida pelo Departamento de Relações Internacionais da Ordem dos Farmacêuticos, foi uma oportunidade para troca de experiências e promoção da cooperação internacional entre os estudantes de farmácia de Moçambique e Portugal.

Link da fonte

Scroll to Top