Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Ordem prepara novo Encontro com representantes dos doentes – Notícias


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a plataforma Saúde em Diálogo estiveram reunidas esta quarta-feira, dia 31 de janeiro, em Lisboa, dando início à preparação de um novo Encontro com os representantes dos doentes, que irá decorrer em maio, para analisar e debater os novos serviços farmacêuticos de dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade e de renovação da terapêutica crónica, bem como serviços farmacêuticos diferenciados e sustentáveis, valorizados pelos cidadãos.

O bastonário da OF, Helder Mota Filipe, e o novo presidente da Saúde em Diálogo, Jaime Melancia, partilharam informações sobre as prioridades estratégicas e as atividades desenvolvidas pelas respetivas organizações.

A Ordem apresentou os desenvolvimentos na revisão do seu estatuto, que tem agora como principal atribuição a defesa dos interesses gerais das pessoas, “em particular dos destinatários dos serviços prestados pelos profissionais farmacêuticos, tendo em vista a proteção da saúde e o acesso informado à saúde”.

Helder Mota Filipe apresentou também a nova área dedicada aos cidadãos na página eletrónica da OF, com conteúdos desenvolvidos pelo Centro de Informação do Medicamento (CIM-OF) de interesse geral para todos os cidadãos.

Em análise estiveram igualmente os serviços farmacêuticos de administração de vacinas, a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, renovação da terapêutica e a proposta de implementação de protocolos de intervenção farmacêutica em situações clínicas ligeiras, prevista no Orçamento de Estado para 2024.

Neste âmbito, as duas entidades iniciaram o planeamento de uma nova edição do encontro dedicado à proximidade entre farmacêuticos e cidadãos, potenciando assim a partilha de informação e experiências sobre a implementação de novos serviços farmacêuticos de valor acrescentado para os doentes.

Link da fonte

Scroll to Top