A Ordem dos Farmacêuticos (OF) organizou esta quarta-feira, dia 7 de maio, a primeira edição de um Encontro sobre “O Futuro da Profissão Farmacêutica”, que juntou jovens farmacêuticos e estudantes de Ciências Farmacêuticas para um debate sobre os grandes desafios e novas áreas de diferenciação profissional dos farmacêuticos.
O Conselho de Jovens Farmacêuticos (CJF-OF), a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) e a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) apresentaram o trabalho têm vindo a desenvolver sobre estes temas.
O evento registou ainda a participação de farmacêuticos que exercem em áreas de diferenciação profissional que não estão representadas em Colégios de Especialidade, como a avaliação de tecnologias de saúde e acesso ao mercado, dermocosmética, dispositivos médicos, ensaios clínicos, medicina farmacêutica e a sustentabilidade ambiental.
Na abertura do evento, o bastonário da OF, Helder Mota Filipe, expressou o desejo que contar com os contributos da nova geração de farmacêuticos e dos futuros farmacêuticos na definição de uma estratégia de desenvolvimento profissional e de novas competências farmacêuticas.
“Temos vindo a constituir Grupos de Trabalho e Grupos de Interesse para avaliar, caraterizar e normalizar a intervenção dos farmacêuticos em outras áreas de intervenção. Nos Ensaios Clínicos, na Radiofarmácia, na Avaliação de Tecnologias de Saúde, nos Cuidados Paliativos”, exemplificou.
“Queremos que este evento seja o ponto de partida para uma discussão sobre novas ideias, conexões e compromissos. Sobre o nosso futuro enquanto profissão”, explicou o bastonário.