A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) assinaram esta quarta-feira, dia 9 de outubro, um protocolo de colaboração que visa a capacitação dos farmacêuticos como “microinfluenciadores” em temas específicos da saúde, tendo em vista aumentar os níveis de literacia e as decisões informadas pela população.
O protocolo foi assinado pelo bastonário da OF, Helder Mota Filipe, pelo presidente da SRSRA-OF, Luís Miguel Lourenço, e pela diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, nas instalações da DGS, em Lisboa.
Ao abrigo deste acordo, as duas entidades vão também monitorizar as iniciativas implementadas pelos farmacêuticos que participem nestas ações de formação.
A DGS fica responsável por desenvolver o conteúdo e materiais informativos e de apoio das sessões formativas. A Ordem assume a promoção, divulgação e gestão das inscrições das formações.
Com estas ações, as duas entidades esperam que os farmacêuticos continuem a contribuir para um maior envolvimento da comunidade numa tomada de decisão mais informada sobre a sua saúde, utilizando ferramentas disponibilizadas pela DGS.