A Ordem dos Farmacêuticos reuniu os responsáveis das Associações e Núcleos de Estudantes para discutir as principais iniciativas desenvolvidas pelos alunos do mestrado integrado em ciências farmacêuticas (MICF), bem como os desafios vividos no contexto académico e profissional. Foram também apresentados os desafios da profissão, nomeadamente os serviços farmacêuticos em desenvolvimento, as áreas estratégicas de diferenciação da profissão e as competências que estão a ser desenvolvidas. Atualmente a Ordem conta com 898 membros estudantes inscritos, que se encontram atualmente no 4º ou 5 ano do MICF.
A categoria de membro estudante permite um primeiro contacto entre os estudantes e a Ordem, oferecendo benefícios como acesso a formação, estágios, eventos científicos e institucionais, bem como condições preferenciais em iniciativas da OF. Trata-se de uma estratégia para aproximar os futuros farmacêuticos da realidade profissional e promover uma participação ativa desde o percurso académico.
Participaram presencialmente e online representantes da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL), Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (AEFFUP), do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC), do Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algarve (NECiFarm), da Associação dos Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona (AECFUL), do Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior (UBIPharma), do Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Associação Académica do Instituto Universitário Egas Moniz (NECF-AAIUEM), do Núcleo de Ciências Farmacêuticas da Associação Académica Fernando Pessoa (NCF-AAFP) e da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF)