No passado dia 25 de novembro, decorreu em Paris, as 36.as Jornadas de Farmácia da Ordem dos Farmacêuticos de França. O evento contou com palestras e mesas-redondas em que se discutiu o futuro da profissão farmacêutica, o desenvolvimento de serviços farmacêuticos no contexto europeu, as relações entre o cérebro humano e a inteligência artificial.
Paralelamente, as Ordens reuniram para discutir os temas estratégicos da profissão, em particular a reforma em curso nas ordens profissionais em Portugal que conduziu à revisão estatutária da Ordem dos Farmacêuticos, mas também a evolução do setor farmacêutico nos respetivos países e a intervenção farmacêutica como pilar imprescindível dos sistemas nacionais de saúde. Nos próximos meses, as duas instituições vão colaborar em temas concretos como a intervenção farmacêutica em situações clínicas ligeiras, uma área em que a Ordem dos Farmacêuticos de França já tem vindo a trabalhar através de protocolos estabelecidos para a intervenção nas amigdalites e infeções urinárias (Orientation dans le Système de Soins).
À margem do congresso, a OF organizou um encontro informal com os farmacêuticos correspondentes residentes em Paris. Esta iniciativa teve como objetivo aproximar a Ordem dos seus membros, promover o convívio entre colegas de profissão e a partilha de experiências e realidades sobre a prática profissional nos dois países.