A Ordem dos Farmacêuticos (OF) esteve ontem, dia 14 de agosto, reunida com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), numa reunião que marcou o primeiro encontro entre as duas instituições desde a tomada de posse do novo conselho diretivo da ACSS, em junho deste ano. A reunião contou com a presença do bastonário da OF, Helder Mota Filipe, e do presidente do conselho diretivo da ACSS, André Trindade, e foram abordados diversos temas relacionados com a carreira farmacêutica.
A Residência Farmacêutica, programa de especialização de farmacêuticos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas áreas das Análises Clínicas, da Farmácia Hospitalar e da Genética Humana, foi dos pontos abordados nomeadamente o modelo de atribuição de vagas para os farmacêuticos e a questão da atribuição de títulos de especialista pela OF a residentes. Foi ainda efetuado o ponto de situação relativo à composição da Comissão Nacional da Residência Farmacêutica e à publicação do Regulamento da Residência Farmacêutica.
O bastonário deu também conhecimento que no próximo mês de setembro a OF irá organizar um encontro com todos os orientadores e farmacêuticos residentes que atualmente fazem parte do programa da Residência Farmacêutica.
A criação de vagas para farmacêuticos após a conclusão da Residência e a contratação de farmacêuticos margem da Carreira Farmacêutica como Técnicos Superiores de Saúde foram outros dos pontos prioritários e preocupantes levados a discussão por parte da OF nesta reunião.
O encontro foi considerado produtivo por ambas as partes, sendo a colaboração entre a Ordem dos Farmacêuticos e a ACSS uma etapa importante com vista à valorização e melhoria contínua da profissão farmacêutica em Portugal.