Ordem dos Farmacêuticos distingue três personalidades com a Medalha de Honra – Notícias


Durante a Sessão Solene do Dia do Farmacêutico 2025, três personalidades de grande prestígio académico e científico foram distinguidas com a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos (OF): Professor Doutor Fernando Jorge dos Ramos, Professora Doutora Maria Beatriz da Silva Lima e Professor Doutor Jorge Manuel Moreira Gonçalves.

Após receber a Medalha de Honra, o Professor Doutor Fernando Jorge dos Ramos, Diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e Professor Associado com Agregação e Investigador sénior no REQUIMTE/LAQV, endereçou umas breves palavras à plateia, citando que “o melhor medicamento da alma é o agradecimento”.
Já a Professora Doutora Maria Beatriz da Silva Lima, Professora Catedrática, responsável pela área de Assuntos Regulamentares e investigadora no Instituto de Investigação do Medicamento (iMED.UL), dedicou esta homenagem “a todos os farmacêuticos e, muito em particular, àqueles que hoje receberam a sua distinção dos 50 anos da profissão. É um privilégio ver a forma como a profissão farmacêutica tem vindo a evoluir ao longo das últimas décadas”.
A fechar este momento de homenagens, o Professor Doutor Jorge Manuel Moreira Gonçalves, Professor Catedrático na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), onde lidera o Departamento de Ciências Fisiológicas e Farmacológicas e coordena o grupo de investigação em Farmacologia e Farmacoterapia, expressou a sua gratidão por este reconhecimento “e pela classe farmacêutica ter sido capaz de criar um ambiente, uma dinâmica e um prestígio que nos permitiu, ao nível académico, sermos reconhecidos e desenvolver um trabalho de qualidade, quer em Portugal quer no exterior. A dedicação à classe é também uma forma de retribuir aquilo que recebemos da classe”.

A Medalha de Honra é a distinção mais importante atribuída pela OF, reservada a individualidades de reconhecido mérito, idoneidade e contributo excecional para a valorização da atividade farmacêutica e das Ciências da Saúde. A entrega destas distinções decorreu durante a Sessão Solene do Dia Nacional do Farmacêutico 2025, em Tomar, perante a comunidade farmacêutica e diversas personalidades da área da Saúde.




 

O Professor Doutor Fernando Jorge dos Ramos é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) desde 1986, doutorado em 1999 e agregado em 2016. Atualmente, é Diretor da FFUC, Professor Associado com Agregação e Investigador sénior no REQUIMTE/LAQV. Ao longo da sua carreira, tem desempenhado funções de liderança académica, incluindo a de Presidente dos Conselhos Científico e Pedagógico da FFUC, contribuindo de forma significativa para a investigação científica, para a formação de novos profissionais e para o prestígio da profissão farmacêutica, de que se permite realçar os cargos que desempenhou na Ordem dos Farmacêuticos, como Presidente da Secção Regional do Centro e do Conselho Jurisdicional Nacional e Vice-Presidente da Direção Nacional. Destaque, também, para a Vice-Presidência do Conselho Científico da ASAE (Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica), a sua contribuição como Perito da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) e membro do JECFA (Comité Misto FAO/OMS de Peritos em Aditivos Alimentares) ou, ainda, a Presidência da COIFFA (Conferência Iberoamericana de Faculdades de Farmácia), bem como a de membro da Comissão Executiva da EAFP (Associação Europeia de Faculdades de Farmácia).




 

A Professora Doutora Maria Beatriz da Silva Lima é Licenciada em Farmácia e doutorada em Farmacologia. É professora catedrática, responsável pela área de Assuntos Regulamentares e investigadora no Instituto de Investigação do Medicamento (iMED.UL). Foi Diretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa entre 2020 e 2024.

Com mais de 20 anos de experiência em áreas não clínicas e assuntos regulamentares, trabalhou na autoridade nacional do medicamento em Portugal (INFARMED) e na Agencia Europeia de Medicamentos (EMA). Foi membro do CHMP, do CAT e do SAWP, presidiu ao Safety Working Party (SWP) e participou nas discussões do ICH em representação da Comissão Europeia.

Entre 2014 e 2018, presidiu ao Comité Científico da Innovative Medicines Initiative (IMI), e entre 2019 e 2022, integrou o Emerging Issues Committee do ILSI-HESI, EUA.

As suas áreas de investigação incluem Assuntos Regulamentares, Segurança Não Clínica, Oncologia e Farmacologia de doenças metabólicas. Contribui para a formação internacional em assuntos regulamentares, coordenando o Mestrado RAMPS da Universidade de Lisboa e contribuindo para vários cursos europeus, incluindo EUDIPHARM, MIND e ATRIUM.

É Editora-Chefe da secção de Assuntos Regulamentares da revista Frontiers e foi uma das fundadoras da EUPATI-Portugal, onde integrou o Comité Diretivo da Plataforma Nacional Europeia, co-presidindo o Comité Executivo.




 

O Professor Doutor Jorge Manuel Moreira Gonçalves é Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), doutorado em Farmacologia e agregado pela mesma instituição, é atualmente Professor Catedrático na FFUP, onde lidera o Departamento de Ciências Fisiológicas e Farmacológicas e coordena o grupo de investigação em Farmacologia e Farmacoterapia. Ao longo da sua carreira, distinguiu-se pela excelência no ensino, pela produção científica relevante e pelo compromisso contínuo com a valorização da profissão farmacêutica, contribuindo de forma significativa para o prestígio das Ciências Farmacêuticas em Portugal e além-fronteiras. Em 2015, o Professor Jorge Gonçalves foi condecorado pelo Sr. Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública, comenda que distingue os altos serviços prestados à causa da educação e do ensino.

Reveja o momento da atribuição das Medalhas de Honra aqui

Link da fonte

Scroll to Top