A Ordem dos Farmacêuticos expôs 16 pósteres científicos, no âmbito da sua participação no 83.º Congresso da International Pharmaceutical Federation (FIP 2025) destacando, assim, os principais projetos que têm sido desenvolvidos ao longo do último ano.
Os trabalhos evidenciam o compromisso da Ordem em áreas tão diversas como a farmácia comunitária, a farmácia hospitalar, a informação sobre o medicamento e saúde, o ensino farmacêutico, os assuntos regulamentares, as novas competências farmacêuticas e da participação de jovens farmacêuticos no futuro da profissão, reforçando ainda os laços de cooperação com os países lusófonos através da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) e do Projeto CT-Luso.
Ao longo dos dois dias de congresso, os pósteres foram apresentados à comunidade científica internacional, reforçando o papel da Ordem dos Farmacêuticos na promoção do conhecimento, na partilha de boas práticas e na afirmação da profissão farmacêutica a nível global.
Consulte a lista dos temas apresentados:
- TOP Hospital Pharmacy – The excellence of hospitals;
- Dispensing of hospital-only medicines in community pharmacies;
- Pharmacists and environmental responsibility;
- Shaping the future of pharmacy;
- Analysis of pharmacists’ perception regarding the services of the Medicines Information Center;
- A new participation model – early career pharmacists;
- The new pharmaceutical competence in oncology;
- Enhancing health literacy in older adults;
- Self-assessment in pharmacy law and ethics e-learning;
- Empowering pharmacists to generate evidence in practice: Development of a training programme;;
- Development of a social mobilisation project for pharmacists to improve health population;
- Emerging areas of the pharmaceutical profession;
- Development of a strategy and organizational culture related to citizen engagement;
- CT-Luso – Ethics and regulatory capacity building partnership for clinical trials;
- Evaluating the efficacy of valproic acid-loaded lipid nanoparticles for nose-to-brain delivery using a 3D-printed nasal cast;
- The Role of microRNAs in the Treatment of Multiforme Glioblastoma: A Systematic Review.
Ao longo dos dois dias de congresso, os pósteres foram apresentados à comunidade científica internacional, reforçando o papel da Ordem dos Farmacêuticos na promoção do conhecimento, na partilha de boas práticas e na afirmação da profissão farmacêutica a nível global.