A Ordem dos Farmacêuticos (OF) apoia os esforços do Estado português para que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) venha a ter a sua sede no nosso País. A OF apela ainda a todas as forças e instituições portuguesas no sentido de que se fale a uma só voz, dando ao projeto a coerência necessária ao seu êxito e evitando divisionismos que, sendo desnecessários, só prejudicam ou podem mesmo comprometer a nossa candidatura nacional.
A candidatura preparada pelo Ministério da Saúde para acolhermos a EMA, e que resulta do processo de saída do Reino Unido da União Europeia, merece o aplauso e apoio da OF e, na parte que cabe aos farmacêuticos, tudo será feito para que tal desígnio nacional se concretize.
Sabemos que a concorrência é de peso, como tem sido revelado nos últimos dias, mas todos os esforços são válidos para conseguirmos que este importante ativo comunitário se transfira para Portugal. Com ele alargam-se portas ao desenvolvimento económico e científico na área da Saúde e, em particular, do medicamento e coloca-se, de forma determinada, o País na rota da investigação clínica e biomédica. Tal passo reforçará o nosso Sistema de Saúde e, a médio e longo prazo, determinará melhorias na saúde dos portugueses.
Lisboa, 14 de junho de 2017
A Ordem dos Farmacêuticos