Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

OF recebeu contributos das farmácias para dispensa em proximidade – Notícias


O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) estiveram reunidos esta sexta-feira, nas instalações da OF, em Lisboa, para discutir os contributos da ANF à proposta de Norma Profissional para dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, que esteve em Consulta Pública até 5 de maio. A OF está a compilar os contributos e comentários recebidos para redação final da proposta que será apresentada ao Ministério da Saúde.

Ao longo das últimas semanas, a OF recebeu inúmeros contributos sobre a proposta de Norma Profissional que colocou em Consulta Pública, relativa à dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade. Depois de várias anos e experiências-piloto com projetos de dispensa em proximidade da medicação reservada aos hospitais, motivados pelos resultados e aceitação do serviço pelos doentes durante a pandemia de COVID-19, o Governo incluiu a medida no Orçamento de Estado para 2023, comprometendo-se com a sua implementação durante o presente ano civil.

A OF tomou a iniciativa de redigir uma proposta de normativo profissional que estabelece os requisitos e condições para prestação deste serviço.

A proposta foi consensualizada pelos Conselhos dos Colégios de Especialidade de Farmácia Comunitária e de Farmácia Hospitalar e aprovada pela Direção Nacional para Consulta Pública.

Além da referida norma, foram ainda abordados outros temas nesta reunião com os dirigentes da ANF, como a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias comunitárias, com especial foco na preparação individualizada da medicação, a partilha de dados em saúde, os descontos em medicamentos, bem como a necessidade de tornar a carreira em Farmácia Comunitária mais apelativa para os farmacêuticos.

Link da fonte

Scroll to Top