Ainda vai a tempo de se inscrever na tertúlia que o Grupo de Interesse em Avaliação de Tecnologias da Saúde e Acesso ao Mercado (GIATSAM) da Ordem dos Farmacêuticos (OF) organiza esta semana. A iniciativa vai decorrer no dia 30 de outubro, a partir das 18h00, na sede da OF.
Com o mote “Estado da Arte da Avaliação de Tecnologias da Saúde”, o principal objetivo desta tertúlia é dar a conhecer o GIATSAM, criando uma aproximação às pessoas que exercem nesta área, fomentando uma discussão sobre a conjuntura atual da avaliação de tecnologias de saúde.
A Avaliação das Tecnologias da Saúde (ATS) é um processo estruturado e baseado em evidência científica que tem como objetivo analisar o valor acrescentado de uma tecnologia da saúde. Este processo é fundamental para apoiar decisões clínicas e políticas de saúde, promovendo o acesso a tecnologias mais seguras, eficazes e inovadoras, e assegurando uma utilização mais racional e sustentável dos recursos disponíveis.
A ATS pode abranger diferentes dimensões, incluindo aspetos clínicos (como a eficácia, segurança e características técnicas da tecnologia) e não clínicos (como o impacto económico, organizacional, ético, social e legal). Além de orientar decisões sobre preços, comparticipações e prioridades de investimento, a ATS contribui para a modernização dos cuidados de saúde e para o reforço da inovação orientada para melhores resultados em saúde.
