Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

OF promove estudo sobre desgaste emocional dos farmacêuticos – Notícias


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) realiza um estudo sobre o desgaste emocional associado à atividade farmacêutica no atual contexto de pandemia de COVID-19, com o apoio institucional da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) e do Centro de Investigação de Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). O trabalho visa avaliar os níveis de burnout entre os profissionais farmacêuticos, estimados pela escala “Maslach Burnout Inventory®”, de forma a sustentar outras intervenções e medidas de promoção da saúde ocupacional.

Os farmacêuticos portugueses têm sido sujeitos a uma pressão profissional acrescida devido ao período pandémico, em especial nas áreas assistenciais, como a Farmácia Comunitária, a Farmácia Hospitalar e as Análises Clínicas, com preocupações redobradas  à qualidade do serviço, à proteção individual das equipas e ao acesso da população aos medicamentos e outros produtos de saúde.
Por outro lado, o confinamento e o distanciamento social, que muitos profissionais das áreas não assistenciais têm enfrentado, representa também um forte impacto ao nível emocional, justificando, em muitos casos, um apoio especializado e uma intervenção diferenciada.
Para conhecer os níveis de ansiedade e de desgaste emocional no seio da profissão farmacêutica, a Ordem lançou um questionário online dirigido a todos os seus membros, assegurando a representação das principais áreas de atividade profissional. O questionário encontra-se dividido em três grupos: caracterização individual; contexto profissional; e sentimentos relacionados com o trabalho, sendo que este último inclui escalas ajustadas às diferentes áreas profissionais.
O estudo foi desenvolvido com o propósito de poder ser  traduzido e adaptado a realidades de outros países, por forma a permitir uma comparação dos resultados e reforçar a robustez das futuras orientações e propostas de apoio à tomada de decisão. 
A OF apela à participação de todos neste projeto de elevada relevância para o bem-estar da classe farmacêutica. 

Link da fonte

Scroll to Top