A Ordem dos Farmacêuticos (OF) esteve ontem, 14 de julho, reunida com representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) que ministram o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF). O encontro teve como objetivo discutir as áreas prioritárias de colaboração no contexto da formação e valorização profissional dos futuros farmacêuticos.
Reunião abordou ainda os atos reservados aos farmacêuticos, as novas competências farmacêutica em desenvolvimento, nomeadamente saúde pública, medicina farmacêutica e investigação clínica, e os grupos de interesse criados para áreas estratégicas não cobertas por Colégios de Especialidade, como é o caso da radiofarmácia, dos ensaios clínicos e da avaliação de tecnologias da saúde e acesso ao mercado.
Foi também apresentada a atualização da Diretiva Europeia 2005/36/CE, com implicações diretas na formação e no reconhecimento das qualificações profissionais dos farmacêuticos em Portugal e na União Europeia.
A reunião reforçou o compromisso mútuo entre a OF e as IES na promoção da excelência da formação farmacêutica e na preparação dos profissionais para os desafios emergentes do setor da saúde. Estiveram presentes representantes das Faculdades de Farmácia das Universidades de Coimbra, de Lisboa e do Porto, das Universidades da Beira Interior, do Algarve, de Évora e dos Açores, da Universidade Lusófona, da Egas Moniz School of Health and Science, da CESPU e da Universidade Fernando Pessoa.