OF e DGS alinham estratégia para campanha de vacinação sazonal nas farmácias comunitárias – Notícias


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) reuniram-se ontem, 28 de agosto, para alinhar a próxima campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19 que decorrerá durante os meses de outono e inverno. A reunião teve como objetivo assegurar uma estratégia eficaz de imunização nas farmácias comunitárias face ao sucesso obtido na passada época vacinal. Durante o encontro foram discutidos aspetos logísticos, de formação dos profissionais de saúde e de implementação de campanhas de sensibilização para aumentar a adesão da população alvo.

A OF e a DGS estão empenhadas em garantir uma resposta ágil e eficiente, preparando os farmacêuticos comunitários e as farmácias para serem pontos de vacinação seguros e acessíveis à população. Nesse sentido, e à semelhança da campanha de vacinação sazonal anterior, a OF irá disponibilizar a todos os farmacêuticos com Competência em Vacinas e Administração de Medicamentos Injetáveis ativa uma formação com todas as informações relativas às especificações das vacinas contra a Gripe e COVID-19 que serão administradas nas farmácias comunitárias.

Esta formação surge na sequência da Portaria n.º 114/2024/1, publicada 22 de março, define o modelo de governação e funcionamento dos programas e campanhas nacionais de vacinação, na qual se incluem as campanhas de vacinação sazonal contra a gripe e contra a COVID-19, e que delega na OF a “disponibilização de informação atualizada sobre as vacinas aprovadas para cada campanha de vacinação sazonal”.
A passada campanha de vacinação sazonal contou pela primeira vez com a administração de vacinas contra a COVID-19 nas farmácias comunitárias. No total, 7 018 farmacêuticos com Competência em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis participaram nesta campanha, em 2 491 farmácias aderentes distribuídas por todo o país. De acordo com o último relatório semanal divulgado pela DGS a 30 de abril, foram administradas 2.494.957 vacinas contra a gripe, das quais 1.740.961 em farmácias comunitárias, e 1.992.260 vacinas contra a COVID-19, com 1.375.967 a serem administradas nas farmácias comunitárias.

Estes números demonstram que a adesão da população à vacinação nas farmácias comunitárias foi notável, refletindo a confiança dos cidadãos na segurança e na eficácia deste serviço prestado pelos profissionais farmacêuticos.

Link da fonte

Scroll to Top