A Ordem dos Farmacêuticos e a Associação Nacional das Farmácias (OF) estiveram reunidas esta terça-feira, dia 9 de julho, na sede provisória da OF, para analisar a atual conjuntura do exercício farmacêutico em Farmácia Comunitária. Os responsáveis da associação apresentaram as linhas gerais do Livro Branco das Farmácias Portuguesas. Em conjunto, analisaram também os novos serviços farmacêuticos disponibilizados nas farmácias comunitárias: vacinação, renovação da terapêutica, dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, dispensa de profilaxia pré-exposição ao VIH/sida (PrEP), entre outros.
Igualmente, o projeto da Renovação da Terapêutica Crónica tem permitido o acompanhamento farmacêutico de pessoa com doenças crónicas, e assegurado o uso responsável e uma gestão racional do medicamento.
Neste momento, estão ainda a ser realizados esforços no sentido da implementação da dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares nas farmácias comunitárias, através de um modelo sustentável e transversal a todo o território nacional.
O bastonário sublinhou também a importância do novo serviço de dispensa da PrEP em farmácia comunitária ser prestado, em exclusivo, por um farmacêutico, tendo em conta a partilha de informação sobre comportamentos, práticas e outro tipo de informação clínica sensível, que deve ser protegida de acordo com as leis de privacidade e da proteção de dados, bem como do Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos.
Entre outros temas, foi ainda destacada a importância da valorização da Competência Farmacêutica em Oncologia no contexto da farmácia comunitária, que está a ser desenvolvida e acompanhada na OF por uma comissão responsável.