Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Logo Ordem dos Farmaceuticos

OF e AEFA renovação protocolo de colaboração – Notícias


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Associação Espanhola do Laboratório Clínico (AEFA) renovaram o protocolo de colaboração que tem como objetivo central a promoção da formação contínua e do desenvolvimento profissional dos farmacêuticos das áreas das Análises Clínicas e da Genética Humana. O acordo prevê ainda a criação de um programa de intercomparação (ensaio de aptidão) e a criação de comissões científicas conjuntas.

O acordo foi assinado pelo bastonário da OF, Helder Mota Filipe, e pelo presidente da AEFA, Antonio Rider Pérez, à margem das XIV Jornadas Ibéricas de Análises Clínicas, que decorreram este fim-de-semana, no Porto.

O protocolo compromete as duas organizações com a promoção da formação contínua dirigida aos profissionais das áreas das análises clínicas e da genética humana, com divulgação de cursos, ações e jornadas organizadas realizadas em Portugal e Espanha.

As duas organizações assumem também o compromisso de trabalhar para a promoção do reconhecimento das especialidades de análises clínicas e de genética humana em ambos os países.

Ao abrigo deste novo protocolo, as duas organizações podem constituir e integrar comissões científicas ou grupos de trabalho para colaborar em temas de interesse para os farmacêuticos analistas clínicos e especialistas em genética humana

O acordo prevê ainda o desenvolvimento de protocolos que permitam a realização de estágios formativos no processo de realização de estágios para obtenção do título de especialista em análises clínicas e genética humana.

A OF e a AEFA estabeleceram também um protocolo técnico que estabelece um modelo de comparação para a edição de um programa de intercomparação, cujos termos foram também analisados durante a reunião realizada entre os dirigentes da OF e da AEFA, no decurso das XIV Jornadas Ibéricas de Análises Clínicas.

Link da fonte

Scroll to Top