Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

OF disponível para colaborar com novo Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados – Notícias


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) enviou ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde informação sobre várias iniciativas que tem vindo a desenvolver no âmbito da promoção da saúde e que se enquadram no espirito, missão e objetivos do Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados, recentemente apresentado.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) enviou ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde informação sobre várias iniciativas que tem vindo a desenvolver no âmbito da promoção da saúde e que se enquadram no espirito, missão e objetivos do Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados, recentemente apresentado. Os projetos “Geração Saudável” e “Farmácia/Laboratório Saúde” e a campanha “Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis” foram dados como exemplos e colocados à disposição da Tutela.
    
O governante saudou a disponibilidade demonstrada e assegurou que a colaboração da OF será alvo de reflexão no processo de definição das iniciativas que serão desenvolvidas no âmbito do Programa, tendo inclusivamente sugerido o agendamento de uma reunião entre as partes para analisar especificamente o envolvimento da instituição que representa os farmacêuticos portugueses.

Fernando Araújo informou também o coordenador do Programa, Constantino Sakellarides, sobre a importância da inclusão da OF e das atividades por si desenvolvidas no plano estratégico, tendo inclusivamente proposto o agendamento de uma reunião entre as partes para analisar especificamente o envolvimento da instituição que representa os farmacêuticos portugueses.

A OF tem atualmente em curso várias iniciativas no âmbito da promoção para a saúde, em áreas como a diabetes, obesidade, envelhecimento saudável e utilização responsável do medicamento, todas elas consagradas no referido Programa.

São os casos dos projetos “Geração Saudável”, na vertente juvenil, que existe desde 2011, e na vertente sénior, a implementar no corrente ano, e “Farmácia/Laboratório Saúde”, disponível na KidZania, em Lisboa, desde 2012, ou da campanha de consciencialização “Uso do Medicamentos – Somos Todos Responsáveis”, lançada em setembro de 2014.

A OF entende que estas iniciativas constituem exemplos de boas práticas nos domínios da educação, literacia e autocuidados, podendo, por isso, ser selecionadas, adotadas ou expandidas, enquanto projetos-demonstração, tal como está previsto no diploma que criou o Programa

Esta postura da OF enquadra-se, por outro lado, numa das opções de desenvolvimento descritas, “através de um processo consultivo, junto de instâncias técnicas mas também de participação do cidadão, em estreita colaboração com os outros programas de saúde e implementá-lo em parceria com organizações competentes para o efeito”.

Link da fonte

Scroll to Top