Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

OF desconhece resultados das inspeções aos Serviços Farmacêuticos – Notícias


O Infarmed anunciou que está a desenvolver ações inspetivas em 31 Serviços Farmacêuticos hospitalares, no âmbito das quais foram já detetadas algumas irregularidades.

O Infarmed anunciou que está a desenvolver ações inspetivas em 31 Serviços Farmacêuticos hospitalares, no âmbito das quais foram já detetadas algumas irregularidades. A Ordem dos Farmacêuticos (OF) desconhece os resultados destas ações, pese embora já os tenha pedido formalmente à autoridade reguladora, tendo também manifestado disponibilidade para colaboração, recorrendo, nomeadamente, aos conhecimentos e competências neste domínio dos farmacêuticos com a especialidade em Farmácia Hospitalar.
    
A OF destaca que a maioria das não-conformidades reveladas na comunicação social estão relacionadas com aspetos de ordem administrativa e que resultam de decisões de gestão nas unidades hospitalares, mas que evidenciam também uma escassez de recursos e a inexistência de uma formação estruturada, o que pode ser colmatado com a implementação em definitivo da Carreira e do Internato Farmacêutico, que não representam qualquer encargo adicional para o Estado, mas que possibilitam um melhor enquadramento e planeamento dos recursos farmacêuticos ao nível do SNS.

A Ordem considera ainda que alguns dos aspetos mencionados nada têm a ver com o exercício profissional em Farmácia Hospitalar. Contudo, realçam a importância de assegurar a qualidade e a segurança no circuito do medicamento hospitalar, matéria aliás que tem sido objeto de alertas e preocupações que a OF tem vindo a transmitir junto das autoridades.

Para a OF, a Carreira Farmacêutica é a resposta que os hospitais e o SNS mais precisam para reforçar a qualidade e a segurança no circuito do medicamento, quer na ótica da gestão, quer para melhores cuidados aos doentes.

Link da fonte

Scroll to Top