Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

O que está a mudar na comunicação das ULS? – SPMS

Com a reorganização do SNS, as ULS ganharam nova imagem. Reforça-se a identidade, o conceito de rede e a gestão integrada dos cuidados de saúde.

A reorganização do SNS, em vigor desde 1 de janeiro, determinou a uniformização da imagem e do domínio das 39 Unidades Locais de Saúde (ULS) que constituem a base da prestação direta de cuidados no setor público.

O novo modelo de rede de cuidados do SNS tem como objetivo planear as respostas em saúde em função dos utentes, enquanto a nova imagem procura reforçar a identidade do SNS, enquanto modelo organizacional promotor da gestão integrada de cuidados de saúde.

A SPMS tem sido, em articulação com a Direção Executiva do SNS, o motor desta evolução, conforme define a Circular Normativa Conjunta n.º 01/2023/DE-SNS/SPMS, de 19/12/2023.

O que muda na imagem das ULS?

A imagem de todas as ULS passa a ser composta pelos elementos gráficos da marca SNS, que combina a esfera armilar com as cores predominantes da bandeira nacional, e pela designação da unidade.

O que muda no domínio das ULS?

O domínio das ULS é objeto de uniformização, conforme determina a Circular Normativa Conjunta n.º 01/2023/DE-SNS/SPMS, de 19/12/2023, passando a ser constituído pela sigla ou expressão mais comummente associada à unidade, seguida de «.min-saude.pt».

O que muda nos portais de internet das ULS?

Os portais de internet das ULS geridos pela SPMS, que obedecem a uma estrutura comum, estão a ser atualizados. Numa primeira fase, foram atualizadas as páginas com o novo logótipo, mas este é um trabalho em progresso. Numa segunda fase, serão feitos novos trabalhos de uniformização das páginas e serão envolvidas as equipas das ULS, garantindo articulação. Progressivamente, serão criados portais para as ULS que desejem aderir a este modelo.

Quais os benefícios da mudança da imagem das ULS?

Com a nova imagem das ULS, são comunicados os valores associados à marca SNS, como serviço público, proximidade, inovação e sustentabilidade, e reforça-se o conceito de rede e integração de cuidados, reposicionando o utente e o seu percurso no centro do sistema.

Quais os benefícios da mudança de domínio das ULS?

Com a uniformização e padronização do domínio das ULS, garante-se a previsibilidade, a transparência e a orientação do utente no universo digital.

Quais os benefícios das mudanças nos portais de internet das ULS?

A existência de um modelo comum e a disponibilização e gestão centralizada dos portais permitirão benefícios para o utente, para a ULS e para o sistema como um todo. Para o utente, porque reforça a orientação, a transparência e a segurança no acesso à informação. Para a ULS e para o sistema, representa uma gestão de recursos mais eficiente.

Quais serão os próximos passos?

Depois das indicações referentes ao logótipo, a SPMS publicará um manual de normas gráficas atualizado, que pretende abranger toda a diversidade de suportes de informação utilizados pelas ULS, desde o estacionário (envelopes, pastas, entre outros) a fardas e viaturas. O manual será disponibilizado nos próximos dias e poderá ser consultado no portal da Direção Executiva do SNS, em Uniformização da imagem das Unidades Locais de Saúde (ULS).

Para esclarecimentos adicionais:

Envie um email:

Link da fonte

Scroll to Top