O Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024 (CNF’24) será um evento de grande importância para a profissão farmacêutica em Portugal, e uma das suas sessões plenárias mais aguardadas será dedicada ao tema “Futuro da Profissão Farmacêutica”. Este painel visa explorar os desafios e oportunidades que se colocam aos farmacêuticos, num contexto de constante evolução tecnológica e de novas exigências na área da saúde.
A sessão contará com um painel de renome, que trarão perspetivas diversificadas e abrangentes sobre o futuro da profissão. Bruno Macedo, do Conselho de Jovens Farmacêuticos da Ordem (CJF), abordará um dos mais recentes estudos conduzidos pelo CJF. Isabel Vaz, do Grupo Luz Saúde, discutirá o papel dos farmacêuticos no sistema de saúde privado e as tendências no cuidado ao doente, enquanto Alexandre Lourenço, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, trará uma visão sobre a integração dos farmacêuticos no sistema público de saúde e o seu impacto na prestação de cuidados. Pedro Pita Barros, professor na NOVA School of Business and Economics (NOVA SBE), irá debruçar-se sobre os aspetos económicos e de sustentabilidade da profissão farmacêutica. Lucas Chambel, presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), destacará as preocupações e expectativas das novas gerações de farmacêuticos.
A moderação da sessão estará a cargo de Fátima Cerqueira e David Santana, da Comissão Organizadora do CNF’24, que conduzirão o debate entre os oradores, promovendo uma discussão rica e esclarecedora.
Esta sessão promete ser um dos momentos altos do CNF’24, com o objetivo de definir caminhos estratégicos para o fortalecimento e evolução da profissão farmacêutica.