Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Novo prémio para a “Operação Luz Verde” – Notícias


Depois do Prémio Almofariz para o Projeto do Ano, a “Operação Luz Verde” foi novamente distinguida com o Prémio Saúde Sustentável, na categoria “Experiência do Cidadão”, numa iniciativa do Jornal de Negócios e da Sanofi. Mais um reconhecimento do valor de um projeto de colaboração interprofissional, que possibilitou entrega de medicamentos hospitalares através das farmácias comunitárias ou no domicílio dos utentes durante a primeira vaga da pandemia de covid-19.

“A Operação Luz Verde surge a pensar nos cidadãos”, destacou a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, destacando a rápida resposta do setor farmacêutico a um desafio que a pandemia de covid-19 colocou no acesso ao medicamento hospitalar. 

“Em tempo de pandemia, foi preciso e é preciso inovar e transformar. A Operação Luz Verde surge a pensar nos cidadãos, naqueles que têm de ir buscar os medicamentos aos seus hospitais e que, em virtude da sua fragilidade, idade ou distância, não o podiam fazer”, acrescentou.

“A Ordem dos Médicos, a Ordem dos Farmacêuticos, os serviços farmacêuticos hospitalares, a rede de farmácias comunitárias, a distribuição, a indústria farmacêutica e as associações das pessoas que vivem com doença, unidos numa inteligência comum e num projeto de todos, garantiram que 12 mil portugueses e portuguesas não tivessem de fazer cerca de 1 milhão e meio de quilómetros para conseguir aceder aos seus medicamentos. Valeu a pena e vale a pena”, disse ainda a representante dos farmacêuticos a propósito da atribuição do prémio.

O projeto foi desenvolvido pela OF, em colaboração com a OM, Associação Nacional das Farmácias, Associação de Farmácias de Portugal, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, Associação de Distribuidores Farmacêuticos, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e a Associação Dignitude.

Mostrou como a colaboração entre farmacêuticos hospitalares e comunitários, médicos e administradores hospitalares, com o apoio de toda a cadeia de valor do medicamento, podem servir os interesses dos cidadãos, em particular daqueles que têm de se deslocar aos hospitais para receber a sua medicação. 

Este serviço gratuito foi articulado pela Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF) e as entregas efetuadas pelas farmácias escolhidas pelos utentes, que asseguravam sempre a entrega ao domicílio, a título individual ou em articulação com os municípios, juntas de freguesia e outras entidades do setor social. 

No atual contexto de pandemia de Covid-19, o projeto garantiu a continuidade da terapêutica dos doentes oncológicos, com VIH/sida ou esclerose múltipla, entre outras patologias com assistência no ambulatório hospitalar.

A 9.ª edição dos Prémios Saúde Sustentável decorreu no dia 27 de outubro, com transmissão online, distinguindo personalidades, projetos e instituições que promoveram boas práticas para a sustentabilidade da saúde em Portugal em contexto de pandemia.

Entrega dos Prémios Almofariz

Conferência e entrega de prémios “Prémios Saúde Sustentável”



Link da fonte

Scroll to Top