Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Novo Grupo de Trabalho dedicado ao Medicamento e Ambiente – Notícias

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) constituiu um novo Grupo de Trabalho dedicado ao impacto dos medicamentos no meio ambiente. A Ordem pretende liderar a discussão sobre o contributo dos farmacêuticos para gestão ambiental, para a promoção de boas práticas e de serviços farmacêuticos sustentáveis.

A OF aderiu também à campanha desenvolvida pela Federação Internacional Farmacêutica para assinalar o Dia Mundial do Ambiente 2024, que se assinala esta quarta-feira, dia 5 de junho. A iniciativa revela vários exemplos de ações levada a cabo por farmacêuticos de todo o mundo para mitigar o impacto dos medicamentos no ambiente.

O Grupo de Trabalho Medicamentos e Ambiente foi constituído em março deste ano, sob a coordenação do farmacêutico Humberto Martins, e integra outros seis farmacêuticos de diferentes organizações e experiência reconhecida na área.
Desde então, o grupo de trabalho tem vindo a construir um novo referencial sobre o contributo dos farmacêuticos para a sustentabilidade ambiental.
De acordo com o relatório do Projeto “Operation Zero”, promovido pela organização não-governamental Health Care Without Harm – Europe, que em Portugal foi conduzido pela Administração Central do Sistema de Saúde, o fabrico de químicos e produtos farmacêuticos estão entre os principais responsáveis pela elevada pegada carbónica no setor da Saúde português.
A mesma organização indica a pegada carbónica do setor da Saúde em todo o mundo representa 4,4% das emissões líquidas globais. A pegada carbónica dos cuidados de saúde é equivalente às emissões anuais de gases com efeito de estufa de 514 centrais elétricas alimentadas a carvão. Quer isto dizer que se o sector da Saúde fosse um país, seria o quinto maior emissor do planeta.
Os profissionais de saúde, os decisores políticos e a população, de um modo geral, têm a responsabilidade de contribuir para uma solução para a crise climática.
Conheça a composição do Grupo de Trabalho Medicamentos e Ambiente da OF:

  • Humberto Martins – Coordenador do Grupo de Trabalho. Antigo conselheiro do Conselho Nacional de Saúde e Secretário-Geral da OF.
  • Ana Folgosa – Diretora de Recursos Humanos, Certificação e Qualidade na Alliance Healthcare
  • Bruno Nunes – Investigador na Universidade de Aveiro na área da Toxicologia Ambiental
  • Cristina Almeida – Professora na FFUL na área da Química, Bromatologia e Qualidade da Água
  • Rita Oliveira – Membro da Direção do Conselho Português para a Saúde e Ambiente
  • Sónia Vidal – Representante OF na FIP na revisão da declaração Environmentally sustainable pharmacy practice: Green Pharmacy
  • Tiago Figueiredo – R&D Pharmaceutical Team Leader na Chemo

Link da fonte

Scroll to Top