A Ordem dos Farmacêuticos (OF) constituiu um novo grupo de trabalho dedicado à prática farmacêutica em cuidados continuados integrados, paliativos e geriatria.
A OF, enquanto entidade reguladora da profissão, pretende desenvolver e atualizar normas profissionais, com o objetivo da melhoria contínua da conduta profissional dos farmacêuticos, contribuindo para a harmonização da intervenção dos profissionais de saúde e, assim, para melhores cuidados de saúde.
O referido grupo de trabalho reúne farmacêuticos de três locais de atividade farmacêutica distintos – Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Rede Nacional de Cuidados Paliativos e Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.
Para além de propor uma norma, a criação deste grupo de trabalho tem o propósito de reforçar no seio da Ordem a discussão de medidas normalizadas no acompanhamento do doente geriátrico, independentemente do local de exercício farmacêutico e do local em que o doente se encontro.
A criação deste grupo de trabalho é também importante para fomentar a colaboração intra e interprofissional, mas também o aumento da oferta formativa nesta área.
Conheça a composição do Grupo de Trabalho dedicado à Prática Farmacêutica em Cuidados Continuados Integrados, Paliativos e Geriatria:
- João Rafael Gonçalves (coordenador)
- Inês Botelho da Silva, Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Algueirão (CERCITOP)
- Inês Fraga Tavares, Associação no NOMEIODONADA IPSS – Kastelo e Med Communication Inc
- Joana Rodrigues Ferreira, Unidades de Cuidados Continuados Integrados da União das Misericórdias e Unidades Local de Saúde do Oeste
- Maria João Caetano, Instituto S. João de Deus
- Mariana Cerdeira Requeijo, Residências Montepio
- Susana Lourenço Caetano, Farmácia S. Mamede (Matosinhos)