Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Nova versão da Declaração Europeia de Farmácia Hospitalar – Notícias


A Associação Europeia de Farmácia Hospitalar (EAHP) adotou uma nova versão comentada da Declaração Europeia de Farmácia Hospitalar, que reflete a perspetiva dos farmacêuticos hospitalares europeus sobre o contributo dos serviços farmacêuticos hospitalares na melhoria dos resultados em saúde.

A nova versão foi aprovada na Assembleia Geral da EAHP, realizada em junho, depois de um trabalho iniciado em 2019, por um grupo de trabalho que integrou farmacêuticos dos 35 países membros da associação. Apesar da maioria dos princípios enumerados na Declaração continuarem atuais, segundo a EAHP, o grupo de trabalho entendeu que poderiam beneficiar com comentários adicionais que esclarecessem o seu significado.

Desde que foi adotada, em 2014, a Declaração Europeia de Farmácia Hospitalar representa o futuro da profissão farmacêutica na área hospitalar, tendo a EAHP desenvolvido um programa para a sua implementação na generalidade dos países membros, que inclui uma ferramenta online que permite aos farmacêuticos hospitalares avaliar o nível de implementação da Declaração Europeia nos respetivos serviços.

“Acreditamos que a Declaração Europeia define a visão sobre o que se deve esperar de farmácias e farmacêuticos hospitalares em toda a Europa, garantindo aos nossos cidadãos a preparação para os próximos desafios em saúde”, destaca a associação em comunicado.

“Ao trabalharmos juntos na implementação da Declaração Europeia, não estaremos apenas melhor preparados para crises futuras, como a pandemia COVID-19, mas também para a segurança e a eficácia dos serviços farmacêuticos hospitalares. A prestação de cuidados centrados nos doentes é o foco desta Declaração, refletindo que acreditamos ser o futuro da profissão”, acrescentou o presidente da EAHP, András Süle.

Consulte aqui a nova Declaração Europeia de Farmácia Hospitalar. 

Link da fonte

Scroll to Top