O Prémio foi entregue ao Bastonário da OF, Helder Mota Filipe, que afirmou: “É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que recebo, em nome da OF, o Prémio Projeto do Ano. Este reconhecimento é, antes de mais, o resultado de um trabalho coletivo, construído ao longo de muitos anos por sucessivas direções, bastonários, colaboradores e farmacêuticos que acreditaram na importância de dotar a Ordem dos Farmacêuticos de uma sede à altura da sua história e missão”.
O Bastonário destacou ainda o papel de todos os que contribuíram para a concretização do projeto, salientando o empenho das várias equipas envolvidas e o apoio de dirigentes e colaboradores da instituição.
O edifício, localizado na Rua da Sociedade Farmacêutica, resultou de uma intervenção que combinou a manutenção da traça original com soluções contemporâneas e uma ampliação em “tipo mansarda”. A intervenção preservou elementos de grande valor patrimonial e simbólico para a profissão, como o Salão Nobre, a Biblioteca, o vitral policromado com o símbolo da Farmácia, a escadaria de acesso ao primeiro piso e o painel de azulejos com a gravura do alquimista.
Helder Mota Filipe enalteceu a nova sede como um símbolo de modernidade e relevância da profissão farmacêutica: “A nova sede da Ordem dos Farmacêuticos é muito mais do que um edifício centenário renovado. É um símbolo da força, da relevância e da modernidade da profissão farmacêutica. Foi projetada e construída para ser um espaço aberto aos farmacêuticos e à sociedade, preparado para acolher conhecimento, debate e inovação.”
“Esta é a vossa casa. Este prémio é vosso”, concluiu o Bastonário.