A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) aprovou a proposta do Grupo Profissional de Distribuição Farmacêutica para criação da nova especialidade farmacêutica em Distribuição Farmacêutica. A Direção Nacional vai agora nomear uma Comissão Instaladora do Colégio de Especialidade, que irá conduzir o processo de atribuição dos primeiros títulos de especialista, nos termos das Normas Transitórias para Atribuição do Título de Especialista em Distribuição Farmacêutica.
O documento que define as áreas funcionais, requisitos de qualificação e experiência para os especialistas em Distribuição Farmacêutica esteve em Consulta Pública durante o mês de janeiro.
O número de farmacêuticos a exercer nesta área profissional tem vindo a aumentar significativamente, constituindo hoje a quarta área profissional com maior número de farmacêuticos. A criação da especialidade em Distribuição Farmacêutica vem dar resposta às crescentes exigências e complexidade da atividade desenvolvida pelos farmacêuticos nas empresas de distribuição, em áreas como a direção técnica, gestão da qualidade, regulamentar e operações, sendo a única área do circuito do medicamento que não tem um Colégio de Especialidade.
Por outro lado, a legislação europeia exige também que os profissionais do setor demonstrem competência e experiência, assim como o domínio das boas práticas da distribuição, reconhecendo a formação em Ciências Farmacêuticas como preferencial
Oportunamente, a Comissão Instaladora anunciará as datas e prazos para submissão de candidaturas à nova especialidade farmacêutica.
Clique para aceder às Normas Transitórias para Atribuição do Título de Especialista em Distribuição Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos.