O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, apresentou no Congresso Mundial da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), em Copenhaga, a Competência Farmacêutica em Oncologia da Ordem dos Farmacêuticos.
Esta nova forma de diferenciação dos farmacêuticos surge como resposta à crescente complexidade dos cuidados oncológicos e ao papel cada vez mais relevante que os farmacêuticos assumem no acompanhamento do doente oncológico.
Na sua intervenção, o Bastonário destacou que esta competência valoriza a ação do farmacêutico nas equipas multidisciplinares e no acompanhamento do doente, garantindo a maior qualidade e segurança na utilização dos medicamentos oncológicos.
Com esta iniciativa, a Ordem dos Farmacêuticos reforça o compromisso de valorizar a profissão e responder às necessidades emergentes dos sistemas de saúde, promovendo uma intervenção farmacêutica mais especializada, integrada e centrada no doente oncológico.
Na mesma sessão, a Secretária Geral e a Tesoureira do Consejo General de Colegios Farmacéuticos (CGCOF) de Espanha, Raquel Martínez e Rita de La Plaza, apresentaram o projeto “Rural Schools for Mental Health”, que envolve mais de 300 farmácias comunitárias em pequenas localidades. Nesta sessão foi partilhada a experiência do farmacêutico na deteção precoce de sinais de doença mental, na sua referenciação e na promoção da literacia em saúde, reforçando a importância na adesão à terapêutica e na coesão social das comunidades rurais onde a população tem menos acesso a serviços de saúde.
Esta partilha pelas duas instituições foi uma forma de incentivar a inovação da prática farmacêutica, bem como dar a conhecer projetos inovadores e que promovem a valorização da profissão em cada um dos países.