A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) aprovou a criação da nova Competência Farmacêutica em Medicina Farmacêutica, que vem dar resposta às novas exigências do setor da saúde, reconhecendo o desenvolvimento profissional do farmacêutico e criando a diferenciação técnica necessária o exercício desta atividade em rápido crescimento.
A Medicina Farmacêutica é a área científica relacionada com a investigação, desenvolvimento, avaliação, licenciamento, monitorização e aspetos científicos da comercialização e/ou disponibilização de medicamentos, tecnologias de saúde, englobando dispositivos médicos, produtos combinados, diagnóstico e outros produtos de saúde para o benefício da pessoa portadora ou não de doença e da saúde pública.
A Norma Específica para Atribuição da Competência Farmacêutica em Medicina Farmacêutica encontra-se em Consulta Pública até 4 de julho.
A Direção Nacional da OF nomeou também a comissão que será responsável pela atribuição da competência, que integra vários farmacêuticos de reconhecido mérito nas áreas de aplicabilidade da competência.
Composição da Comissão Responsável:
– Alexandra Isabel Santos Izidoro Inácio Reis Stoffel;
– Carla Cristina Fernandes Gomes;
– Isabel Ambrósio Rodrigues;
– Maria Antonieta Alves Malho Lucas dos Santos;
– Nuno Miguel Ferreira Pires;
– Pedro José dos Santos Pedroso Pinheiro de Freitas;
– Ricardo Jorge Velosa Rodrigues;
– Rita Gomes Machado Tinoco;
– Sara Alexandra Mendes Figueiredo.