Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Nova competência em análise com doentes oncológicos – Notícias


A implementação da Competência Farmacêutica em Oncologia é uma prioridade para a Ordem dos Farmacêuticos (OF) e uma mais-valia para os doentes oncológicos. A proposta de nova competência foi apresentada à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que destacou as suas componentes clínicas e orientação para o doente oncológico.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, esteve reunido com o presidente da LPCC, Francisco Ferreira, para apresentar a proposta de nova Competência Farmacêutica em Oncologia desenvolvida pela OF, que será brevemente colocada em Consulta Pública para recolha de comentários e contributos.

O dirigente da OF reforçou o objetivo da instituição assegurar a atualização contínua dos conhecimentos dos seus membros numa área terapêutica em constante inovação. Helder Mota Filipe justificou também a criação da nova competência com o início da prestação de serviços farmacêuticos de dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade. 

A Competência Farmacêutica em Oncologia visa reconhecer a capacidade do farmacêutico para desempenhar um conjunto de atividades destinadas a otimizar os resultados em saúde no doente oncológico, independentemente do nível de cuidados. 

Estas atividades devem envolver um conhecimento aprofundado na área oncológica, adquirido com base num conjunto de conhecimentos teóricos e de experiência profissional nas áreas da prevenção, farmacologia, farmacoterapia, terapêutica individualizada, monitorização da terapêutica, gestão de risco ou cuidados farmacêuticos.

Link da fonte

Scroll to Top