Foi formalmente constituída na cidade do Porto, a Academia das Ciências Farmacêuticas de Portugal, uma nova associação cientifica de direito privado sem fins lucrativos que tem como principal objeto a investigação e o estudo das Ciências Farmacêuticas. A escritura pública de constituição desta nova Academia realizou-se no dia 9 de março, na presença de alguns dos mais ilustres académicos das Faculdades de Farmácia das Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra.
Entre as suas atribuições está também a elaboração de pareceres, consultas e opiniões sobre os distintos ramos de que se ocupa, especialmente em temas de política farmacêutica que possam ter transcendência no desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal.
As suas atividades estendem-se à publicação de memórias, comunicações, relatórios e outros Documentos de referência para as Ciências Farmacêuticas; à organização de reuniões de carácter científico; e atribuição de prémios e concessão de bolsas estimulantes das atividades pedagógicas de investigação das Ciências Farmacêuticas e suas aplicações.
Está igualmente previsto fomentar e estimular a incorporação na Academia de todas as fontes documentais e materiais relacionadas com o âmbito do mundo científico farmacêutico, a fim de criar e preservar um património próprio que garanta o legado cultural da Ciência Farmacêutica Portuguesa..