Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Museu da Farmácia recebeu 15 peças representativas da farmácia japonesa – Notícias


O Museu da Farmácia recebeu um conjunto de 15 peças, datadas de finais do século XVIII ao início do século XX, que retratam a história e a relação do povo japonês com a farmácia e o medicamento. Entre os artefactos estão cestos para transportar caixas de medicamentos (Yanagi-Kouri), farmácias domésticas portáteis, ábacos, litografias e embalagens de medicamentos japoneses.

O Museu da Farmácia recebeu um conjunto de 15 peças, datadas de finais do século XVIII ao início do século XX, que retratam a história e a relação do povo japonês com a farmácia e o medicamento. Entre os artefactos estão cestos para transportar caixas de medicamentos (Yanagi-Kouri), farmácias domésticas portáteis, ábacos, litografias e embalagens de medicamentos japoneses. As peças foram doadas por uma das mais antigas companhias farmacêuticas do país, a Kokando, naquela que foi a sua primeira doação a um museu estrangeiro
    
“As peças que nos foram doadas ilustram a visão histórica do povo japonês com a farmácia e os medicamentos, uma visão muito ligada ao conceito de farmácia domiciliária”, destaca o diretor do Museu, João Neto, explicando que a visão ocidental de farmácia aberta ao público levou muito tempo a ser implementada no país.

A cerimónia de doação deste espólio contou com a presença do embaixador do Japão, Hiroshi Azuma, a quem o diretor do Museu reconheceu o esforço e empenho nesta causa, do presidente da Câmara de Toyama, Masashi Mori, conhecida como um polo empresarial que concentra várias empresas farmacêuticas, e Yasuhiko Shioi, presidente da Kokando, estabelecida naquela cidade japonesa desde 1876.

Link da fonte

Scroll to Top