O Governo moçambicano está empenhado em garantir a produção local de medicamentos, em colaboração com investidores e investigadores, nacionais e estrangeiros, para garantir a produção local de medicamentos e reduzir a dependência externa.
O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participou no dia 30 de julho, na cidade de Maputo, Moçambique, na Conferência sobre Produção Local, Investigação e Desenvolvimento de Medicamentos e Produtos de Saúde, que teve lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano. O Bastonário integrou o painel “Papel do Farmacêutico como agentes-chave na pesquisa e desenvolvimento de Medicamentos Essenciais em contextos locais”, moderado pela ex-Ministra da Saúde, Dr.ª Nazira Abdula, e que contou também com a participação da presidente da Associação de Farmacêuticos de Moçambique (AFARMO), Bélia Muchanga Cueteia.
Na sua intervenção, destacou o contributo essencial dos farmacêuticos na investigação e produção de medicamentos, mesmo em contextos de escassez de recursos. Sublinhou três eixos fundamentais para o fortalecimento da atuação farmacêutica local: valorização dos profissionais no sistema de saúde, investimento na formação contínua e criação de condições estruturais e políticas adequadas.
Partilhou ainda a experiência portuguesa como exemplo de políticas públicas eficazes e de cooperação internacional, nomeadamente entre países lusófonos, através de projetos como o BERC-Luso e o CT-Luso, que promovem a capacitação ética, regulamentar e científica em investigação biomédica. A participação do Bastonário reafirmou o compromisso da Ordem com o desenvolvimento de sistemas de saúde mais justos e sustentáveis.