Foram conhecidos este fim-de-semana os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2021. O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas regista 737 vagas, 15 das quais para o ciclo preparatório na Universidade dos Açores. Entre as cinco faculdades que lecionam o curso, a nota média de entrada do último colocado esteve nos 160,9 pontos, quase 10 pontos acima da média registada no ano passado.
Em todas as faculdades que ministram o MICF verificou-se um aumento generalizado da nota do último colocado em cada instituição. À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) regista a maior nota de entrada do último colocado (169,3). Seguem-se a Universidade da Beira Interior (164,6), a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (166,0) e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (164,0). A Universidade do Algarve (156,7) e a Universidade dos Açores (144,8) registam a nota média de entrada mais baixa.
Ao aumento da nota média de entrada no MICF está também associado um aumento do número de vagas em quase todas as faculdades. Em Coimbra foram disponibilizadas mais 18 vagas do que no ano passado, para um total de 208 novos estudantes do MICF. Algarve (+10), Lisboa (+8) e Porto (+4) perfazem o total de mais 40 vagas do que em 2020.
A única instituição que mantém então o mesmo número de vagas do que no ano passado é a Universidade dos Açores, que disponibiliza as mesmas 15 vagas do que em 2020, embora nesta primeira fase tenham sido apenas preenchidas 7 vagas, restando 8 vagas para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.