Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Médicos e farmacêuticos preconizam maior colaboração entre profissionais – Notícias


As Direções das Ordens dos Farmacêuticos e dos Médicos estiveram reunidas para procurar consensos e pontos de convergência em prol dos doentes e do sistema de saúde.

As Direções das Ordens dos Farmacêuticos e dos Médicos estiveram reunidas para procurar consensos e pontos de convergência em prol dos doentes e do sistema de saúde. Neste encontro inédito no passado recente das duas organizações ficou evidente o compromisso de aproximação institucional e de promover uma maior colaboração entre os profissionais que ambas as entidades representam.
    
Esta primeira reunião decorreu na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, tendo contudo ficado acordada a realização de outros encontros que envolvam membros dos respetivos colégios de especialidades e de grupos de profissionais específicos.

Os bastonários das duas Ordens sublinharam preocupações comuns em áreas como a segurança dos medicamentos, o reforço da adesão à terapêutica ou a deteção e reporte de reações adversas aos medicamentos, considerando que podem ser desenvolvidas ações conjuntas para reforçar a colaboração de médicos e farmacêuticos nestes domínios.

As Ordens concordaram também com a necessidade de uma intervenção coordenada no âmbito das terapêuticas não convencionais, na defesa de um modelo de proximidade para os laboratórios de análises clínicas/patologia clínica e numa maior articulação e colaboração entre farmacêuticos e médicos ao nível dos serviços farmacêuticos prestados nas farmácias.
   

Link da fonte

Scroll to Top