Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Médicos com novo bastonário – Notícias

Médicos com novo bastonário


O novo bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, tomou posse esta quarta-feira, 15 de março, numa cerimónia realizada no Pátio da Galé, em Lisboa, que registou a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, entre várias outros responsáveis e personalidades ligadas ao setor da Saúde e às Ciências Médicas.

O ato de posse do novo bastonário marca o início de um novo ciclo na representação da profissão médica, liderada agora por um médico patologista clínico, como 16.º bastonário da instituição, eleito no passado dia 16 de fevereiro, para o triénio 2023-2025, depois de dois mandatos à frente da Secção Regional do Centro da OM. 
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) presenciou o ato de posse do seu homólogo da OM, apresentando os cumprimentos, felicitações e os votos de sucesso dos farmacêuticos portugueses para o novo mandato dos órgãos sociais da OM. 
Helder Mota Filipe espera dar continuidade a uma tradição de cooperação interprofissional, que sempre caraterizou as duas profissões, manifestando disponibilidade para colaboração em várias matérias de interesse comum para as duas profissões e principalmente para os cidadãos e doentes.
No seu discurso de posse, o novo bastonário apontou como prioridade a criação de um Centro Nacional da Evidência Médica e Investigação em Saúde, para defender a melhor a intervenção médica, estimular a investigação e combater as práticas sem evidência científica.

Carlos Cortes pronunciou-se também sobre a aprovação da nova Lei-Quadro das Ordens Profissionais, considerando que não conseguirá “silenciar os médicos, nem a intervenção da OM na defesa da qualidade técnica da Medicina”.

Link da fonte

Scroll to Top