Marco histórico na Distribuição Farmacêutica com tomada de posse do primeiro Colégio de Especialidade – Notícias


No início do mês de julho teve lugar, na Sede da Ordem dos Farmacêuticos, a cerimónia de tomada de posse do primeiro Conselho do Colégio de Especialidade de Distribuição Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos (CCEDF-OF), formalizando um marco histórico no reconhecimento e valorização desta área da profissão farmacêutica e dos seus profissionais. A sessão contou com a presença de vários farmacêuticos e representantes do setor, num momento que assinala a consolidação da especialidade e o início de uma nova etapa para os profissionais da distribuição farmacêutica.

Laura Ribeiro, presidente empossada do CCEDF-OF, sublinhou no seu discurso a importância simbólica da ocasião, destacando a criação de um espaço próprio de representação, reflexão e desenvolvimento para os farmacêuticos da distribuição farmacêutica. A nova presidente reconheceu o caminho exigente que conduziu a este momento, lembrando o esforço coletivo dos anteriores Grupos Profissionais e da Comissão Instaladora da Especialidade para elevar o papel dos farmacêuticos na distribuição. 

A presidente destacou ainda a diversidade de experiências profissionais dos elementos do novo Conselho, composto por farmacêuticos de diferentes setores da distribuição, e reforçou os compromissos do mandato: dar visibilidade, capacitar e integrar os farmacêuticos da distribuição nas decisões estratégicas do sistema de saúde. 

A cerimónia contou ainda com a intervenção do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, que destacou a relevância institucional do momento, congratulando a elevada participação no processo eleitoral que conduziu à eleição do novo Conselho. Para o bastonário, a existência de duas listas candidatas reflete da vitalidade, pluralidade, compromisso e interesse dos profissionais da distribuição.

Num discurso centrado na valorização da área, sublinhou o papel crucial da distribuição farmacêutica como elo estratégico na cadeia do medicamento, descrevendo-a como um setor tecnologicamente avançado e de elevado interesse público. A distribuição assegura que “os portugueses tenham os medicamentos que mais precisam, quando precisam”, especialmente em situações críticas como a pandemia. O Bastonário reforçou mais uma vez a necessidade de desenvolver uma reserva estratégica de medicamentos integrada no circuito da distribuição, garantindo eficácia na resposta e minimização de desperdícios.

Helder Mota Filipe terminou destacando o papel dos farmacêuticos da distribuição, cuja ação técnica e operacional justifica o reconhecimento formal da especialidade. Sublinhou a responsabilidade destes profissionais na conservação, armazenamento e entrega dos medicamentos, assim como a constante necessidade de atualização e diferenciação técnica.

A Tomada de Posse do CCEDF-OF marcou o arranque formal da atividade do mais recente Colégio de Especialidade da OF. As primeiras eleições para o CCEDF-OF registaram uma participação de 98% (45 votantes num universo de 46 eleitores). A Lista B, liderada por Laura Ribeiro, foi a vencedora do sufrágio com 24 votos (53%).

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DO COLÉGIO DE ESPECIALIDADE DE DISTRIBUIÇÃO
FARMACÊUTICA

Laura Sofia Dos Santos Ribeiro (CP
n.º 14674) – Presidente

Hugo Ricardo Dias Da Silva (CP n.º
11581)

João Tiago Almeida Correia (CP n.º
14005)

Paula Cristina Carvalho Sanches
Dias (CP n.º 10985)

Rodrigo Ferreira Alves Da Silva
Santos (CP n.º 15670)

Sónia Alexandra Pepe Gregório
Ferreira (CP n.º 11027)

Susana Da Silva Quelhas Sampaio
Maia (CP n.º 11045)

Link da fonte

Scroll to Top