Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Manuel Pimenta dá nome a nova sala multiusos de hospital guineense – Notícias


O farmacêutico português Manuel Pimenta, medalha de honra da Ordem dos Farmacêuticos em 2017, foi homenageado em Bôr, na Guiné-Bissau, com a atribuição do seu nome à nova sala multiusos do Hospital Pediátrico de São José. O novo espaço tem capacidade para 20 lugares e condições para receber formações presenciais e à distância, videoconferências, reuniões de trabalho e ocorrências médicas.

Presente na inauguração do espaço, o bispo de Bissau, José Lampra Cá, e o diretor do hospital, Jaime Katar, realçaram o carácter altruísta do homenageado e sublinharam o trabalho desenvolvido nas áreas da Saúde e da Educação.

“Veio ao país porque tem uma motivação de ajudar o outro por ser seu semelhante”, disse o bispo de Bissau, na inauguração da sala multiusos.

A ligação de Manuel Pimenta à Guiné-Bissau iniciou-se durante o serviço militar obrigatório, no final da década de 60, tendo desempenhado funções de direção no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Militar e do Hospital Civil, ambos na cidade de Bissau.

Em 2003, através da Fundação Manuel Pimenta, ajudou a construir uma Maternidade do Cacheu, na primeira localidade onde os portugueses aportaram na Guiné e que, durante muitos anos, foi o grande entreposto comercial na costa ocidental de África.

Com o mesmo caráter altruísta, em 2013, após ter equipado totalmente o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Pediátrico de S. José, em Bôr, empenhou-se pessoalmente na preparação e na escolha do quadro de pessoal. Contratou especialistas portugueses e promoveu gratuitamente a deslocação de funcionários guineenses a Portugal para ações de formação presencial e de atualização de conhecimentos técnicos.

Ainda hoje, no seu laboratório de análises clínicas, em Ponte de Lima, recebe membros da equipa do laboratório do Hospital Pediátrico de S. José, com propósitos formativos.

Link da fonte

Scroll to Top