Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Mais de 95% dos farmacêuticos já receberam primeira dose da vacina – Notícias


Mais de 95% dos farmacêuticos que efetuaram o recenseamento para vacinação prioritária contra a COVID-19 através da Ordem dos Farmacêuticos já receberam a primeira dose da vacina.

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Task-Force responsável pelo Plano de Vacinação contra a COVID-19 concluíram o processo de recenseamento dos farmacêuticos que trabalham no sector privado e social, e que estão diretamente envolvidos na prestação de cuidados de saúde (farmacêuticos comunitários, hospitalares, analistas clínicos, dos cuidados de saúde primários e/ou continuados).

A lista inicial de farmacêuticos enviada pela OF à Task Force, no início de março, englobava cerca de 8.200 farmacêuticos. Até final de maio, foram remetidas atualizações e registos de novos recenseamentos, que foram sendo gradualmente libertados pela Task Force para os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que, por sua vez, encaminham para as autoridades e locais de vacinação para agendamento e vacinação dos respetivos utentes. 

O processo de vacinação dos farmacêuticos decorreu com os mesmos constrangimentos que se verificam na campanha nacional de vacinação, condicionado, portanto, pela disponibilidade de vacinas a nível nacional, e também regional, sem que fossem definidos outros critérios (ex.: idade ou fatores de risco) para priorizar os utentes inscritos nestas listagens.

Com a conclusão do processo de recenseamento de farmacêuticos pela OF, a vacinação destes profissionais ocorre agora nos mesmos moldes do que acontece para a população em geral, através do auto-agendamento ou aguardando o contacto para agendamento da vacinação por parte das autoridades de saúde.

Link da fonte

Scroll to Top