A Linha de Apoio ao Farmacêutico (800 219 219) criada pela Ordem dos Farmacêuticos, em colaboração com as associações setoriais, iniciou atividade há exatamente um mês, no dia 16 de março. A funcionar ininterruptamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, registou durante este período um total de 4.576 chamadas, a maioria das quais relacionadas com a dispensa de medicamentos hospitalares.
A LAF tem como objetivo central responder a dúvidas e
questões dos colegas farmacêuticos no âmbito da pandemia Covid-19.
Os colaboradores receberam formação para prestar
esclarecimentos em matérias do foro profissional, técnico-científicas para as
áreas assistenciais da profissão farmacêutica – Farmácia Comunitária, Farmácia
Hospitalar e Análises Clínicas. Estão, portanto, capacitados para resposta às
questões mais frequentes que dos farmacêuticos que estão no terreno, no combate
à propagação do novo coronavírus.
A Linha assume também responsabilidades na articulação dos processos
de entrega aos doentes de medicamentos dispensados nas
farmácias hospitalares, de forma a evitar deslocações aos hospitais
e a libertar equipas para resposta aos planos de contingência das unidades
hospitalares.
A inclusão dos doentes neste processo depende sempre do
hospital, que deve contactar a LAF e apontar as necessidades de apoio que
pretende. A LAF articula com as farmácias a resposta a dar a estes doentes.