Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Intervenção farmacêutica reduz riscos da prescrição – Notícias


A intervenção dos farmacêuticos pode reduzir em mais de 40% alguns problemas associados à prescrição de medicamentos, sugere um relatório publicado da PLOS Medicine. Os investigadores avaliaram o impacto de um painel de medicação de segurança (SMASH) nos cuidados de saúde primários.

O SMASH baseia-se nos princípios da “Intervenção do Farmacêutico nas Tecnologias de Informação para Erros de Medicação” – ou PINCER – intervenção que foi encomendada pelo sistema de saúde inglês e introduzida nacionalmente em 2018.

O SMASH usa 12 indicadores de segurança de prescrição PINCER e incorpora-os num sistema de vigilância em tempo real, que os farmacêuticos podem usar para monitorizar qualquer prescrição potencialmente perigosa. A intervenção teve três componentes: em primeiro lugar, os farmacêuticos receberam formação para ministrar a intervenção e aplicar técnicas de root cause analysis para identificar, explorar, resolver e prevenir erros de medicação, em parceria com a equipa de médicos de clínica geral; em seguida, os farmacêuticos e a equipa médica tiveram acesso a um painel interativo baseado na web que forneceu feedback sobre a prescrição potencialmente perigosa; por fim, os farmacêuticos reviram doentes individuais, cujos registos acionaram os indicadores, e iniciaram ações corretivas ou aconselharam os médicos sobre planos de ação (por exemplo, descontinuar a medicação).

A avaliação deste piloto mostrou que após 24 semanas de SMASH, a prevalência de prescrição potencialmente perigosa havia reduzido em 27,9% (intervalo de confiança de 95% [IC] 20,3% para 36,8%, P

As maiores reduções na prescrição de risco foram observadas em doentes que receberam varfarina ou anticoagulantes orais mais novos em combinação com um medicamento antiplaquetário sem coprescrição de medicamento gastroprotetor; doentes que receberam aspirina com outro medicamento antiplaquetário; e doentes com história de úlcera péptica com medicação antiplaquetária concomitante.

Link da fonte

Scroll to Top