Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

Insígnias entregues no Dia Mundial da Saúde – Notícias


Farmacêutico João Lavinha recebeu Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde

João Lavinha, farmacêutico e investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – grau Ouro. A insígnia foi atribuída durante a sessão solene comemorativa do Dia Mundial da Saúde, realizada a 7 de abril, no Teatro Thalia, em Lisboa, que ficou marcada pela entrega do colar do Prémio Nacional de Saúde 2016 ao cirurgião António Gentil Martins.

João Lavinha foi recentemente nomeado para a Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) e integra também a Comissão de Ética para a Saúde do INSA, onde é atualmente investigador do Departamento de Genética Humana. Entre 2000 e 2004 foi diretor do Instituto, procurando, neste período, reforçar a organização na vertente da investigação biomédica.

Ao longo do seu percurso como investigador tem desenvolvido trabalhos nas áreas da saúde pública, epidemiologia molecular, genética e no âmbito da relação ambiente/saúde.

Em Portugal, as comemorações oficiais Dia Mundial da Saúde, que este ano a Organização Mundial de Saúde dedicou à temática da depressão, começaram com a inauguração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental/Residência do Restelo.

A sessão solene decorreu depois, no Teatro Thalia, na presença do ministro da Saúde e de vários responsáveis e personalidades ligadas ao setor da Saúde, entre as quais a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.

Na ocasião, o ministro anunciou a criação do Prémio de Bioética João Lobo Antunes, destinado a jovens investigadores e com o qual se pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo neurocirurgião falecido no ano passado.

Link da fonte

Scroll to Top