Farmacêutico João Lavinha recebeu Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde
João Lavinha foi recentemente nomeado para a Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) e integra também a Comissão de Ética para a Saúde do INSA, onde é atualmente investigador do Departamento de Genética Humana. Entre 2000 e 2004 foi diretor do Instituto, procurando, neste período, reforçar a organização na vertente da investigação biomédica.
Ao longo do seu percurso como investigador tem desenvolvido trabalhos nas áreas da saúde pública, epidemiologia molecular, genética e no âmbito da relação ambiente/saúde.
Em Portugal, as comemorações oficiais Dia Mundial da Saúde, que este ano a Organização Mundial de Saúde dedicou à temática da depressão, começaram com a inauguração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental/Residência do Restelo.
A sessão solene decorreu depois, no Teatro Thalia, na presença do ministro da Saúde e de vários responsáveis e personalidades ligadas ao setor da Saúde, entre as quais a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.
Na ocasião, o ministro anunciou a criação do Prémio de Bioética João Lobo Antunes, destinado a jovens investigadores e com o qual se pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo neurocirurgião falecido no ano passado.