Inovação terapêutica e proximidade são chave no tratamento da artrite reumatoide – Notícias


O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, participou nas XXV Jornadas da A.N.D.A.R – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatoide, nas quais sublinhou a importância dos farmacêuticos no acesso à inovação terapêutica e na proximidade do acompanhamento aos doentes com doenças reumáticas. Destacou ainda o papel fundamental da A.N.D.A.R, na luta por melhores condições de acesso ao diagnóstico, à terapêutica e à reabilitação das pessoas com artrite reumatoide.

Na sessão de abertura das Jornadas, o bastonário destacou os avanços significativos registados nos últimos anos no tratamento da artrite reumatoide, com especial enfoque no acesso a medicamentos biológicos e inovadores, na medicina de precisão e nas abordagens personalizadas, que colocam o doente no centro da decisão clínica.

Referindo-se à dispensa de medicamentos e produtos de saúde em proximidade, reforçou o impacto positivo desta medida na vida dos doentes: “Foi um passo essencial para promover a adesão à terapêutica, aliviar a pressão sobre os hospitais e devolver ao doente o tempo e a dignidade que merece”, afirmou Helder Mota Filipe. Alertou, contudo, para os constrangimentos que ainda se verificam na implementação deste modelo, apelando à sua expansão com maior celeridade.

O bastonário defendeu por fim ainda a importância da colaboração interprofissional na área da saúde nomeadamente em domínios como a literacia em saúde, a monitorização da adesão à terapêutica e a humanização da relação com o doente.

A A.N.D.A.R é uma associação criada em 1995 que tem como mote o apoio de doentes com artrite reumatoide e os seus familiares, visando a qualidade de vida e a integração social, familiar e laboral mediante a difusão de conhecimentos e de medidas de prevenção no combate à doença.

Link da fonte

Scroll to Top