Inovação e ciência em evidência na sede da Ordem dos Farmacêuticos – Notícias


A Ordem dos Farmacêuticos (OF) foi palco da cerimónia de entrega do Prémio Jorge Ruas: Inovação em Tecnologia Farmacêutica, promovida pelo Grupo Tecnimede, que atribuiu 100 mil euros a um projeto pioneiro na área da esclerose múltipla. O evento reafirmou a importância da colaboração entre academia, investigação e indústria farmacêutica na criação de soluções transformadoras para a saúde.

O bastonário da OF, Hélder Mota Filipe, defendeu, durante o debate que acompanhou a cerimónia, que a inovação é essencial para responder aos desafios atuais e futuros da saúde e que o país deve apostar em estratégias conjuntas que aproximem universidades e empresas, reduzam a burocracia e promovam a transferência de conhecimento. Para isso acontecer, é necessário “mais capacidade de diálogo” e “estratégias alinhadas”.

Vencedor aponta caminhos inovadores para a esclerose múltipla

O grande vencedor foi o projeto intitulado AAV-Based Gene Therapy for PPMS, liderado pelo neurocientista Matthew Holt, do i3S. O trabalho propõe uma terapia génica para a esclerose múltipla primária progressiva (PPMS), com o ambicioso objetivo de entregar o gene certo no local certo no cérebro, combatendo a neuroinflamação.

O prémio atribuiu 100 mil euros, além de apoio técnico por parte do Grupo Tecnimede, o que permitirá ao vencedor avançar para fases mais avançadas de ensaios, incluindo clínicos.

A entrega do Prémio Jorge Ruas 2025 decorreu na sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa, no dia 18 de setembro, e contou com a presença de Francisco Rocha-Gonçalves, Secretário de Estado da Gestão da Saúde, de Rui Santos Ivo, presidente do Infarmed, de Amílcar Falcão, António Murta e Carlos Robalo Cordeiro da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e Maria do Carmo Neves, do Grupo Tecnimede.

Link da fonte

Scroll to Top